Bem Vindo ao Mundo Encantado do Fantastico e Maravilhoso



quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Tipos de Redes Wireless

WPAN - Wireless Personal Area Network ou rede pessoal sem fio. Normalmente utilizada para interligar dispositivos eletrônicos fisicamente próximos, os quais não se quer que sejam detectados a distância. Este tipo de rede é ideal para eliminar os cabos usualmente utilizados para interligar teclados, impressoras, telefones móveis, agendas eletrônicas, portáteis, etc.

WLAN - Wireless LAN ou WLAN (Wireless Local Area Network) é uma rede local que usa ondas de rádio para fazer uma conexão Internet ou entre uma rede, ao contrário da rede fixa ADSL ou conexão-TV, que geralmente usa cabos. WLAN já é muito importante como opção de conexão em muitas áreas de negócio. Inicialmente os WLANs assim distante do público em geral foi instalado nas universidades, nos aeroportos, etc.

WWAN - (Wireless Wide Area Network - Rede de longa distância sem-fio) é uma tecnologia que as operadoras de telemóveis utilizam para criar a sua rede de transmissão, também para as redes Wimax. Com o advento das comunicações sem fio (Wi-Fi), surgiram diversos meios de transmitir dados sem estar conectado por um cabo.

WMAN - Wireless Metropolitan Area Network - Redes Metropolitanas Sem Fio. Os MAN interligam vários LAN geograficamente próximos (no máximo, a algumas dezenas de quilómetros) com débitos importantes. Assim, um MAN permite a dois nós distantes comunicar como se fizessem parte de uma mesma rede local.

O que é uma rede Wireless?

Uma rede sem fio ou wireless refere-se a uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos, sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos, por meio de equipamentos que usam radiofrequência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho.

O uso da tecnologia vai desde transceptores de rádio como walkie-Tokie até satélites artificiais no espaço. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à Internet.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Firewall

Firewall (em português: muro de fogo) é o nome dado ao dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto de controle da rede. A sua função consiste em regular o tráfego de dados entre redes distintas e impedir a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra. Este conceito inclui os equipamentos de filtros de pacotes e de proxy de aplicações, comumente associados a redes TCP/IP.


segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Fibra Optica

É um dos meios mais promissores para a transmissao de dados a grandes velocidades. São cabos constituidos por fibra de vidro que transportam luz. Como não transporta electricidade, a fibra é o meio mais adequado para conectar prédios com diferentes ligações eléctricos.


Vantagens: Imunidade Total contra a difonia e contra interferência electromagnéticas e de radiofrequência, a falta de ruídos internos e externos significa que os sinais tem um alcance maior e se movem mais rápido, o que proporciona uma velocidade e uma distância maiores do que as obtidas com cabos de cobre e não atraem raios como cabos de cobre.