1 - O primeiro passo para configurar uma rede local é estabelecer a conexão lógica. Geralmente, quando se instala uma placa de rede, os serviços Compartilhamento de Arquivos e Impressoras Para Redes Microsoft, protocolo TCP/IP e Clientes Para Redes Microsoft são instalados automaticamente.
2 - A etapa seguinte é a configuração do TCP/IP. Nas redes baseadas nesse protocolo, todos os equipamentos devem ter um número de identificação, chamado endereço IP. Este endereço deve ser único em qualquer rede.
3 - Uma vez configurada a parte lógica, é hora de ligar os equipamentos fisicamente e verificar se existe conectividade entre eles. Se a rede será composta de apenas dois computadores, é possível usar um cabo cruzado (crossover) para ligar um ao outro e dispensar o uso de aparelhos adicionais.
4 - Uma vez que tenha sido estabelecida a conexão entre os computadores, é necessário permitir a troca de arquivos e o compartilhamento de impressoras. Para fazer isso, em primeiro lugar é necessário ter certeza de que os recursos estejam no mesmo grupo de trabalho.
5 - Para que esse compartilhamento seja possível, é necessário definir quais recursos ficarão disponíveis na rede. Para compartilhar uma pasta, por exemplo, precisamos localizá-la no Windows Explorer, clicar com o botão direito sobre ela e selecionar Propriedades.
Sem comentários:
Enviar um comentário